Posted on Deixe um comentário

O guia completo das embalagens a vácuo

embalagem a vacuo

Conheça a importância e algumas outras peculiaridades que envolvem esse tipo de embalagem


Quando se está trabalhando com alimentos, uma das principais preocupações que se deve ter é a preservação e conservação deles, de modo que se possa manuseá-lo, transportá-lo e ser consumido com a melhor qualidade e segurança possível.

Deve-se considerar que uma grande parte dos alimentos são perecíveis, ou seja, eles estão sujeitos à ações de microorganismos que podem vir a danificar a sua composição e causar males às pessoas que os consomem.

Desta forma, é necessário que se busque pelos melhores métodos de fazer com que esses alimentos cheguem até os consumidores finais com sua qualidade e sabor bem preservados. 

Como uma eficiente técnica para isso, as embalagens a vácuo são uma das principais ferramentas disponíveis no mercado para preservar e conter alimentos. 

Mas você sabe ao certo como elas funcionam e os benefícios de seu uso? Continue com a sua leitura, pois iremos abordar tudo sobre embalagem a vacuo.

Embalagens a vácuo – O que são e pra que servem?

Sendo feitas por seladoras a vacuo, as embalagens são ótima para aumentar consideravelmente o tempo útil da validade dos alimentos, e isso mesmo que eles não estejam sendo refrigerados.

Basicamente, elas funcionam para retirar completamente o ar que fica em contato com o alimento, de modo a selar por completo a embalagem, evitando-se a proliferação de microorganismos que dependem do oxigênio para sobreviver e se multiplicarem.

“As embalagens a vácuo podem aumentar em até 5 vezes o tempo de conservação de um alimento”

Vantagens

A embalagem a vácuo possuem diversas vantagens em seu uso, mas sem dúvidas, a principal delas está relacionada à ótima performance na conservação e higienização de alimentos.

Principalmente quando se trata de carnes, cujo a multiplicação de microrganismos se dá de forma muito rápida, a embalagem a vácuo age para impedir que o crescimento desses fungos e bactérias aconteça. 

Ou seja, logo após o processo realizado no matadouro e do resfriamento da carne, essa logo deve ser submetida ao embale a vácuo, retirando o oxigênio do local e o deixando rico em dióxido de carbono, impedindo o desenvolvimento dos microorganismos prejudiciais à conservação desse alimento.

Para além disso, os produtos que são submetidos às embalagens a vácuo tem uma ótima estética, facilitando e muito a sua exposição e manuseio, além de possuírem uma série de características daqueles que são armazenados in natura.

Quais alimentos podem ser embalados assim?

Muitos proprietários de quitandas, supermercados e semelhantes, possuem uma série de dúvidas a respeito de quais os alimentos que podem ser embalados utilizando esse procedimento. 

Essa dúvida é natural e bem comum. Sendo assim, deve-se saber que a maioria dos alimentos podem passar por esse processo, já que não há a adição de conservantes e produtos químicos.

Castanhas, cereais, grãos e sementes

Esses podem ser embalados de vários modos. In natura, triturados ou moídos, se consegue preservar o frescor e seu aroma original por um período muito superior que as embalagens comuns.

Faça o teste, abra a embalagem de um café a vácuo e sinta a sensação de estar em contato com um grão fresquinho, com o odor do momento em que ele foi moído, deixando a experiência de consumo muito melhor

Legumes, verduras e frutas

Antes de realizar o procedimento de embale, é necessário que se considere o formato e a textura de determinada embalagem. Principalmente se o objetivo é a venda, o fatiamento e o descasque é uma boa maneira de amplificar os lucros.

No caso das frutas, é recomendado que se fique de olho em relação às temperaturas que elas estão sendo armazenadas, para que não venham a sofrer alteração em suas cores e aparência.

Embutidos, carnes e queijos

Como já citado aqui, as carnes são os alimentos mais recomendados para que sejam submetidos ao vácuo. Juntamente, os queijos e embutidos também são ideais para esse tipo de embalagem para que haja um controle microbiológico, este que ocasiona o retardo da deterioração e viscosidade desses alimentos.

Ideal para a sua empresa

Se você trabalha no ramo alimentício, saiba que este é o melhor investimento para que suas mercadorias sempre estejam bem apresentáveis e com a máxima qualidade no momento do consumo de seus clientes.

Investir nas embalagens a vácuo, é investir em qualidade!

A REAL SC Embalagens é especializada na confecção de embalagens a vácuo e pode atender a sua demanda de forma competente e eficaz. Conheça nossa empresa clicando AQUI.

Faça um orçamento conosco!

Deixe uma resposta