Posted on Deixe um comentário

O que é o oxibio?

Conheça esse tipo de plástico, seu método de funcionamento e as vantagens de seu uso


Muito tem se falado a respeito de preservação ambiental. O assunto está em voga nesse momento e por motivos muito justificáveis, afinal, temos recursos naturais escassos e o uso destes devem ser feitos de forma consciente e sustentável.

Se você está lendo este texto, acredito que também compartilhe da preocupação com o meio ambiente, não é?

Pois bem, se sua resposta foi sim, trouxemos uma informação positiva a você. A seguir, você estará conhecendo mais a respeito do aditivo oxibio, um componente que auxilia na degradação do material plástico, não oferecendo um impacto negativo à natureza.

Para começo de conversa: a degradação do plástico

Por que o plástico demora tanto tempo para se decompor na natureza? Essa é uma pergunta que muitos se fazem e ela tem uma resposta bem simples.

Basicamente, o meio ambiente não sabe como pode se livrar do material plástico. Os fungos e bactérias que fazem a decomposição dos materiais no meio natural, não possuem as enzimas que precisam para que possam degradar as propriedades do plástico.

Saiba que as moléculas que o plástico possui, por sua vez, possuem milhares de átomos em sua composição, principalmente os de hidrogênio e os de carbono. Porém, as ligações entre esses átomos são extremamente estáveis e deste modo, os decompositores ficam impossibilitados de quebrar o material em partes menores, até chegar a destruí-lo por completo.

O resultado dessa alta taxa de estabilidade, é que alguns tipos de plástico, como o PET, levam quase 200 anos para se decomporem na natureza, sendo hoje, uma das principais preocupações dos ecologistas.

Mudando a situação – Conheça o oxibio e como ele funciona

Basicamente, o aditivo oxibiodegradável é um agente alocado na composição de alguns materiais que promove a degradação do mesmo através da ação do oxigênio. Através de uma ação que oxida as cadeias do polímero, a decomposição do plástico vai ocorrendo, sendo continuada pela ação de microorganismos até que haja a degradação total do material em questão.

O período de degradação do plástico depende muito da quantidade do aditivo alocado no produto, assim como outros fatores, que envolvem a temperatura, os níveis de oxigênio, a exposição à radiação solar, umidade e etc.

Há estudos que apontam que amostras de polietileno com o aditivo oxibio, apresentaram uma degradação 16% mais rápida, desaparecendo do meio ambiente em até 2 anos.

Usando o oxibio em sua empresa

Primeiro de tudo, você deve saber que a aparência dos materiais feitos com o oxibio, como as sacolas, são idênticos aos tradicionais, possuindo as mesmas características, como:

  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Textura;
  • Qualidade de impressão;
  • Cores;
  • Densidade e etc.

A única diferença que você notará numa sacola que é feita com o plástico oxibio, é o fato que elas possuem uma logomarca que representa e identifica que o produto é oxibiodegradável.

Comprando em grandes quantidades

Você não precisa se preocupar em comprar grandes quantidades do material oxibiodegradável, com medo de que ele venha a se decompor em seu estoque.

Saiba que o primeiro estágio de degradação apenas ocorre quando o material está sob o ar livre, sendo exposto à umidade, ao sol, ao vento, água e demais fatores naturais.

Sacolas oxibio – agregando valor ao produto

Por ter uma relação de custo-benefício bem superior às tradicionais, uma sacola composta pelo plástico oxibio agrega muito valor à marca, demonstrando a preocupação da mesma com o meio ambiente, tudo isso com um acréscimo mínimo que chega a uma média de 5%.

O papel das empresas para a preservação ambiental

São as empresas que ditam as tendências, inclusive as positivas e que podem ajudar na preservação ambiental. 

Sendo assim, aquelas que fazem um esforço maior para oferecer a seus clientes, produtos que estejam em dia com a ecologia, além de agregarem pontos no mercado, superam a concorrência quando o assunto é o conceito dos clientes.

Dessa forma, a consciência ambiental por parte das empresas é essencial para que essa onda de preservação se dissemine cada vez mais e torne-se um hábito recorrente em toda a sociedade.

Real Sc e a consciência ambiental

A Real Sc tem essa consciência ambiental, e oferece os produtos que estejam alinhados com essa ideia. Dessa forma, se você necessitar de um fornecedor que compartilha desses ideais, faça um orçamento conosco!

Deixe uma resposta