
Saiba a importância do procedimento, suas vantagens e como fazê-lo
Você já reparou no símbolo do “R” presente no logo das marcas consolidadas no mercado?
Bom, esse símbolo não está lá à toa. Ele refere-se ao registro que aquela marca possui, algo extremamente útil para a segurança da empresa e a garantia de sua individualidade.
Muitos empreendedores, na hora de iniciarem suas empresas e formularem suas respectivas marcas, não sabem da importância do registro de marca, assim como isso pode ser feito e quais os problemas em não se fazer.
É exatamente para responder essas perguntas que formulamos esse artigo. Continue lendo e confira as principais informações sobre o registro de marca.
Por que devo fazer?
Bom, imagine o seguinte: você tem uma ideia, dá início à sua marca, faz um ótimo trabalho e começa a ter destaque no mercado por conta disso.
Naturalmente, surgirão concorrentes para disputar uma fatia do mercado. Se por acaso você não registrou sua marca, o que impedirá que esses concorrentes passem a lhe imitar e reproduzir o que você criou?
Basicamente, o primeiro aspecto a ser destacado sobre o registro de marca, é o papel dela como proteção, que irá impedir que alguém passe a lhe imitar e diminua seu índice de lucros.
Nesse sentido, ele serve como uma garantia para usos indevidos, impedindo concorrentes desleais de surfarem na sua onda.
Nada mais é que um respaldo legal que vai agregar valor à sua companhia, dando mais segurança na atuação, transações e negociações comerciais.
Além disso, hoje o registro de marca é uma garantia de patrimônio, pois uma marca é o símbolo de captação de clientes e identificação para com o produto, sendo um elemento publicitário que vai muito além do mero marketing.
Como devo fazer esse registro?
Fazer o registro de uma marca não é um processo tão simples, e por isso é necessário entender bem como isso deve ser feito. Confira abaixo, os passos que você deve seguir para registrar a sua marca.
Disponibilidade
Primeiro de tudo, você precisa conferir se a sua marca está disponível, ou seja, não foi registrada anteriormente por outro empresário. Se não houver nenhum registro, tudo está ok para registrá-la.
Essa consulta de disponibilidade pode ser feita no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual Industrial – INPI.
Definição de atividade econômica
Após conferir a disponibilidade da marca, é necessário definir em qual atividade econômica o seu registro será feito. Segundo a legislação, há 45 classes para registro de marcas, sendo 34 delas para produtos e as outras 11 para serviços.
Você deve ter muita atenção nessa etapa, pois é possível que sua marca se enquadre em mais de um tipo de definição.
Mas vale destacar que o custo em se fazer o registro em diversas categorias, pode ser alto.
Registro da marca
Agora, é o momento de registrar a marca, e isso pode ser registrado em três diferentes formas:
- Marca sem logotipo: apenas utilizando palavras;
- Marca mista: utilizando palavras, cores e símbolos;
- Marca figurativa: apenas símbolos;
Após se fazer todos esses passos, você receberá a posse do número do processo de registro e deve acompanhar a revista digital do RPI, onde pode verificar se seu processo cairá na malha fina de exigências por decorrência de erros e questões similares.
Tudo estando bem, o registro final da marca é feito na RPI e deve ser renovado a cada 10 anos.
E se eu não fizer o registro da minha marca?
Como já citado, o registro de marcas vem para proteger a propriedade intelectual/publicitária de uma empresa, garantindo o uso exclusivo daquele nome, logo ou ambos.
As empresas que não fazem esse registro, tem o caminho livre para que concorrentes copiem suas ideias, além de estarem sujeitas a sofrer ações judiciais, essas que podem ser movidas por organizações com o mesmo nome.
No fim, o custo de não registrar a marca pode ser gigantesco.

Real SC Embalagens tem registro de marca!
Nossa empresa, a Real Sc Embalagens possui sua marca devidamente registrada. De modo que nossos valores, modos de trabalho, produtos e padrão de qualidade estão garantidos e registrados formalmente.
Faça como nós, registre agora mesmo a sua marca e garanta a segurança dela!