Posted on Deixe um comentário

Planejamento: o que você precisa saber para vender bem no fim de ano

Planejamento: o que você precisa saber para vender bem no fim de ano

Se antecipe nas encomendas, planeje bem as demandas e garanta boas vendas na alta temporada

O fim de ano está chegando, e com ele, a temporada de férias também começa. Nesse período, é comum que haja um aumento no número de turistas – principalmente em determinadas regiões, como litorais e locais históricos – desse modo, essa época pode ser ideal para boas vendas e um ótimo fechamento anual.

Mas para que os negócios sejam realmente prósperos nessa oportunidade, é ideal que o empreendedor antecipe bem a demanda, e consiga se planejar bem para melhor suprir os clientes.

As etapas que envolvem a preparação de fim de ano são extremamente importantes para o negócio, pois é justamente nessa época que o mercado está aquecido e grandes oportunidades de crescimento de capital aparecem, sendo ótimas datas para a conquista e fidelização de novos clientes.

É pensando nisso que nós desenvolvemos o texto a seguir, para lhe auxiliar num bom planejamento para esse fim de ano.

Siga lendo e confira!

Estruturando o planejamento

O planejamento de vendas consiste basicamente em entender a situação de seu negócio e fazer previsões com relação às demandas que virão.

De nada adianta colocar metas gigantescas sem antes avaliar como anda o seu negócio e quais são as perspectivas de vendas para essa data.

Ou seja, avalie o cenário atual e planeje o futuro de forma eficiente, sempre com os pés no chão.

A partir disso, você deverá preparar a estrutura comercial do seu negócio. Com uma demanda maior, você precisará de escopo para supri-la, pois com uma procura fora da curva, você precisa de organização e logística para atender bem esses novos clientes.

Primeiro de tudo, você deve avaliar a disposição do seu estoque, os seus processos logísticos, o volume atual de comercialização e suas finanças num âmbito geral.

A partir disso, você tem um ponto de partida e pode ver quais são as suas necessidades.

Embalagens: a importância de se antecipar em sua encomenda

Na época de alta temporada, muitos comércios dobram a sua necessidade por embalagens, e não se pode perder uma ótima oportunidade de ganho por falta delas, certo?

Assim como quase todas as empresas, os fornecedores de embalagens geralmente também entram de férias coletivas no fim de ano. Dessa forma, é necessário que você antecipe as suas encomendas, pensando na necessidade que você terá no período de festas.

Tente solicitar a entrega de embalagens e demais produtos até no máximo o dia 20/10/2019, que é quando a grande maioria das empresas ainda recebem pedidos para entrega antes dos grandes feriados de fim de ano.

A Real Sc estará entregando suas encomendas até esta data, mas se conseguir se programar e enviar uma programação o quanto antes seus pedidos ficam garantidos, por isso é de suma importância que você se programe para receber suas embalagens antes do período de férias coletivas.

Crie estratégias

A partir das metas e do planejamento inicial, você pode definir algumas estratégias para dialogar bem com esse seu novo cliente e buscar resultados melhores.

É possível criar novos produtos especiais de natal, reveillon e período de férias. Muitas empresas estendem descontos da black friday para todo o mês de Dezembro, buscando esvaziar os produtos que se encontram com um alto volume no estoque ou que já estejam ultrapassados pelo surgimento de modelos mais avançados.

Não fique apenas no básico, crie ações para atrair mais clientes e ter uma taxa de lucro maior.

Saia na frente

Organização é a chave para um negócio de real sucesso. Com ela, você consegue antecipar as suas necessidade e fomentar os seus ganhos.

Prepare toda a sua equipe e principalmente a estrutura de seu comércio para a alta temporada, saia na frente dos concorrentes e comece o próximo ano com o pé direito!

Deixe uma resposta