Posted on 1 comentário

Empreendedorismo: o que você PRECISA saber antes de abrir um negócio

empreendedorismo empreendedores

Tudo o que você precisa considerar na hora de começar um empreendimento


A palavra empreendedorismo está em voga. Isso é ótimo, é sempre bom ter boas iniciativas no meio dos negócios. Porém, com toda essa crescente demanda de novas pessoas querendo começar os seus próprios empreendimentos, é comum que hajam dúvidas, receio alguns erros sendo cometidos.

Abrir um negócio não é tarefa simples e não deve ser feita por impulso, é preciso muito estudo, análise e planejamento, colocando os mínimos detalhes na ponta do lápis para que o início do negócio seja bem sucedido.

Se você está pensando em começar um empreendimento, este é o seu lugar. Abaixo, reunimos as principais informações que você precisa saber para entrar de cabeça em seu negócio. 

Siga lendo e confira!

Empreendedorismo: o que é?

Devemos começar pelo começo: a definição do que é a palavra empreendedorismo.

Bom, ela pode ser relacionada com a capacidade e disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos. Muitas vezes, o termo também é aplicado na criação e implementação de melhorias em determinado setor, empresa ou mercado.

A melhor atribuição seria dizer que empreendedorismo é uma característica, existindo  pessoas a possuem mais facilmente, quase que como um dom natural, e outras que precisam ir lapidando essa questão pouco a pouco.

Se você faz parte deste segundo grupo, fique tranquilo, pois esse tipo de característica pode ser desenvolvida com estudo e dedicação.

.

Mas o que faz de alguém um empreendedor?

Há algumas características que diferenciam esse tipo de pessoa das demais, e elas podem ser resumidas em alguns comportamentos, modos de pensar e tipos de postura que são comuns em empreendedores de sucesso. Vejamos algumas delas:

  • Criatividade: Talvez a característica base de todo bom empreendedor. Na hora de criar e desenvolver um negócio, imaginação é essencial. Não se deve pensar em cima do senso comum, e aqui a famosa frase “pense fora da caixinha faz todo sentido”.
  • Iniciativa: O primeiro passo SEMPRE DEVE SER SEU. Um empreendedor não fica esperando que alguém lhe pontue um problema para que ele o resolva. O empreendedor sempre está buscando melhorias, até mesmo onde aparentemente não há defeitos.
  • Autoconfiança: Não confunda autoconfiança com arrogância. Estou me referindo à noção de confiar plenamente em suas capacidades e perseverar até o fim para que elas se mostrem úteis em alguma situação. Confiança em seu próprio julgamento é essencial para a prosperidade de um negócio.
  • Saber lidar com a ansiedade e com os riscos: Empreendedorismo exige que você saia da sua zona de conforto. Pode dar medo, mas é preciso arriscar. Porém, isso não deve ser feito a esmo. É o famoso risco calculado, que é feito após uma série de estudos e com muito planejamento.

Escolha o segmento correto

Agora que você já sabe o que um empreendedor precisa ter, é a hora da ação.

A primeira medida a ser tomada é a escolha de um segmento para atuar, e esse é um dos passos mais importantes em todo o caminho do empreendimento.

Veja se o seu perfil condiz com o meio que deseja atuar e estude bem as barreiras regulatórias que o setor possui, considere bem todas essas questões e coloque no papel os prós e contras de determinado mercado. 

Escolha bem os seus sócios

Uma das grandes causas de problemas internos em empresas, que muitas vezes levam ao fechamento do negócio, é justamente problemas que envolvem desavenças entre os sócios.

Por isso, na hora de escolher quem será o seu sócio estabeleça critérios bem claros. É muito comum que empreendedores busquem por familiares e amigos próximos para isso, e isso pode ou não ser uma boa escolha.

Tudo depende de qual o papel que cada um terá na sociedade, a porcentagem de participação na empresa e o perfil desses possíveis sócios.

Tenha esses questionamentos como norte na hora de escolher os seus sócios.

Planeje tudo. Tudo mesmo

Para que seus objetivos possam se transformar em uma realidade concreta, é indispensável que você tenha um planejamento completo sobre o plano de ação da empresa.

Defina metas, e estipule bem os recursos necessários para cumprí-las. Analise bem a mão de obra, o tempo e o dinheiro que precisará ser investido. Os recursos são escassos e precisam ser bem alocados.

Coragem e determinação

Você terá que correr riscos. O próprio hábito de empreender já coloca isso em sua definição. Não tenha medo de estar explorando algo que ninguém nunca o fez antes, mas siga a dica anterior e tenha riscos calculados, assim, em caso de uma possível queda, você não sairá tão prejudicado.

1 thought on “Empreendedorismo: o que você PRECISA saber antes de abrir um negócio

  1. […] Caso queira saber mais sobre o assunto, tratamos mais aprofundadamente aqui. […]

Deixe uma resposta