Posted on Deixe um comentário

Reciclagem: por que tão importante?

Veja os reais impactos que a reciclagem tem para o meio ambiente


Muito tem se falado em reciclagem. Isso é justo, já que cada vez mais a atividade e produção humana tem impactado o meio ambiente em geral.

Mas você sabe de fato qual a importância concreta da reciclagem para a natureza e para a sociedade em geral?

Há muitas questões a serem abordadas nesta pergunta, e se você não sabe ao certo o porquê de reciclarmos, continue com a sua leitura e conheça um pouco mais dessa prática.

Reciclagem e os três R’s

Antes de tratarmos mais sobre a definição do termo, é preciso entender onde ele se encaixa. O três R’s costumam ser usados para apontarmos as práticas necessárias para uma sociedade sustentável.

São eles: Reciclagem, Reutilização e Redução.

Reutilização é o termo utilizado para designar a utilização de determinado item para uma função distinta, e Redução é o ato de diminuir o consumo de produtos. Ambos são diferentes da Reciclagem e vamos entender mais sobre ela logo abaixo.

É bem simples compreender o que é a reciclagem, pois ela é o ato de pegar determinado item e transformá-lo novamente em uma matéria prima, e a partir desta, formar um produto igual ou totalmente diferente do anterior.

Podemos ver isso em nosso cotidiano, com materiais bem comuns, como o plástico, latinhas de alumínio, papel de escritório e etc.

E não pense que isso é uma novidade não, a reciclagem desse tipo de material era muito comum no início do século XX, quando diversos produtos eram reciclados e reutilizados devido às graves crises que assolaram o mundo, como as guerras mundiais e a fatídica quebra da bolsa de 29.

Nos anos 40, por exemplo, tínhamos produtos como a borracha, o nylon, papel e tipos de metal sendo reciclados para ajudar no esforço da Segunda Guerra.

Como reciclar?

Bom, existem diversas formas de fazer essa prática. Inicialmente, se o produto for reciclável, basta descartá-lo de forma correta, e para isso existem os cestos de lixo apropriados para receber cada tipo de material.

Aliás, essa ainda é uma carência de nosso país, pois nem todos os bairros, condomínios e casas possuem a coleta seletiva, por vezes sendo responsabilidade dos próprios cidadãos, mas também por descaso das prefeituras, essas que nem sempre prestam o serviço do recolhimento desse lixo separado.

Por que tão importante?

A reciclagem é importante para ajudar na preservação ambiental. Tá, mas é só isso?

Na verdade não, a prática da reciclagem vai muito além da preservação do meio ambiente, atingindo uma série de setores, inclusive a nós.

Com o aumento cada vez maior da produção de resíduos e do lixo oceânico, os países têm olhado com atenção para a prática da reciclagem e estão se dedicando a isso. No Brasil, as cooperativas de catadores tem tido números bem expressivos quando falamos em ganho de produtividade, sendo um dado ótimo em quesitos ambientais, como também socioeconômicos.

Ou seja, a prática da reciclagem impacta tanto o meio ambiente, evitando que resíduos se acumulem na natureza e prejudiquem a fauna e a flora locais, e em contrapartida, ainda alavancarmos um setor que sustenta milhares de trabalhadores e suas famílias, auxiliando diretamente no aspecto social do país, principalmente das comunidades mais pobres.

Empresas e seu papel na reciclagem

Empresas que se empenham na reciclagem tem papel fundamental em todos os aspectos positivos que mencionamos desta prática. Elas encabeçam essa ação e contribuem incisivamente para a melhora socioambiental.

Dessa forma, ao escolher o seu fornecedor (independente do setor), certifique-se de que ele tem o compromisso com a reciclagem e a preservação ambiental. Você também estará fazendo a sua parte!

A Real Sc Embalagens tem esse compromisso e trabalha para diminuir o impacto do plástico no meio ambiente. Confira alguns dados de nossos processos de reciclagem:

Deixe uma resposta