Posted on Deixe um comentário

Embalagens para alimentos: Descubra a importância delas para o setor

Feitas para garantir a qualidade, conservação e transporte, as embalagens são fundamentais para o setor de alimentos


As embalagens são elementos primordiais para o varejo como um todo. Sendo fundamentais para o transporte, elas também são essenciais para uma boa comunicação entre a marca e o cliente.

E nunca subestime a importância das embalagens para os alimentos, pois além de serem ferramentas essenciais para o marketing do produto, elas também desempenham um papel fundamental de proteger e conservar com qualidade os alimentos e suas propriedades, protegendo-os contra adversidades e condições climáticas que podem reduzir a sua vida útil, proporcionando ao cliente final o melhor produto possível.

Uma boa embalagem alimentícia deve ser desenvolvida para manter a total integridade do conteúdo, mantendo o seu prazo de validade e funcionando como uma verdadeira escolta durante o transporte do produto em questão.

Uma embalagem de qualidade é fundamental para os alimentos, e pode-se afirmar que chega a ser uma questão de saúde pública, já que a responsabilidade dela em entregar um produto de boa qualidade nutricional é enorme.

Gostaria de saber mais a respeito da importância das embalagens em produtos alimentícios? Siga com a sua leitura e confira um pouco mais a respeito!

A embalagem na logística

No transporte dos itens, o produto terá contado com diversas pessoas e superfícies durante todas as instâncias da logística.

Há o armazenamento, manuseio humano, movimentação dos itens e transporte. E é por isso que uma embalagem alimentícia deve ser pensada para resistir e manter a qualidade do produto, mesmo após passar por todas essas etapas na logística.

Com isso, é possível reduzir custos, diminuir tempo de entrega, reduzir perdas e oferecer a melhor qualidade final para o cliente.

A durabilidade

Já ouviu falar da expressão vida de prateleira?

Bom, se trata basicamente do tempo de vida que determinado produto possui estando em exposição, e principalmente quando falamos de alimentos, a conservação deve ser um item fundamental, para que o consumidor tenha um produto de qualidade, seguindo os padrões sanitários e também para que se evite perdas financeiras.

Pensando nisso, a embalagem é uma das principais responsáveis por delimitar o tempo de vida de determinado alimento, garantindo que esse tenha uma qualidade satisfatória em termos nutricionais, estéticos, sensoriais e microbiológicos.

Uma embalagem deve proteger o produto, conservar o mesmo e impedir a contaminação por microorganismos, animais, metais, insetos e demais elementos que podem atingir o alimento, mesmo que de forma invisível ao olho humano.

As embalagens alimentícias e a Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possui algumas regras que delimitam o uso de embalagens para alimentos, mostrando como essas devem ser fabricadas, usadas e descartadas.

Além disso, ela também estipula algumas exigências para o transporte armazenamento e conservação desses produtos, tudo como uma forma de garantir a qualidade máxima para o consumidor final.

Ou seja, qualquer empresa que trabalhe com embalagens alimentícias de contato direto com o produto em questão, deve possuir a licença da Anvisa. Sempre verifique se o seu fornecedor cumpre com essas regras

A modernidade das embalagens

Com a evolução da tecnologia, da agricultura, do processo industrial e também do setor de varejo, as embalagens de produtos alimentícios se aprimoraram e hoje se mostram altamente preparadas para as demandas atuais da sociedade.

Hoje, deve se produzir embalagens comprometidas em manter a qualidade dos alimentos e também em preservar o meio ambiente.

É aqui que a Real Sc entra como uma importante empresa do ramo de embalagens. Produzindo seus produtos com máxima qualidade, visamos oferecer itens que atendam bem a sua empresa e agregue valor ao seu produto.

Fabricamos embalagens de PE, PP e todas elas são produzidas com criteriosa supervisão, para que ela possa de fato, cumprir todos os seus deveres para com o consumidor final, pois é ele que importa.

Conheça a nossa linha de produtos e venha fazer uma cotação conosco.

Deixe uma resposta