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Identidade e imagem de marca: entenda a diferença

Entenda melhor esses conceitos e como você pode estar os aplicando à sua empresa


O que constitui uma marca?

A marca não se trata da sua empresa em si, aquilo que é produzido ou mesmo por quem é. Em geral, criar uma marca envolve uma série de conceitos palpáveis e intangíveis, conceitos que irão estruturar todos os valores e propostas da empresa.

Uma marca é muito mais do que apenas um logotipo, um nome ou um conjunto de cores, ela é o que tudo isso transmite, assim como também é as ideias e sensações passadas pelo conjunto desses elementos.

Com base na marca, as pessoas escolhem o seu produto, contratam o seu serviço e fazem o mecanismo girar, e é por isso que conceitos como identidade e imagem de marca são tão relevantes na hora de se criar uma estratégia de marketing de sucesso.

Ambos os conceitos destacado em negrito acima são, muitas vezes, confundidos, inclusive pelos profissionais da área do MK. 

Não, eles não são a mesma coisa, muito pelo contrário, se tratam de pleitos bem distintos. Conhecer cada uma das singularidades e pontos de intersecção de cada um dos termos é a chave para garantir que a sua marca atinja mais consumidores e garanta mais resultados para a sua empresa.

Neste texto, você conhecerá o que é cada um deles e verá a melhor maneira de adicioná-lo aos conceito de marketing da sua companhia.

Siga lendo e confira!

Identidade de marca: o que é?

Pense a identidade de marca sendo como a sua personalidade. É ela que mostra quem a empresa é, qual sua missão e quais os valores presentes em sua atuação. Ela se refere em como o empreendedor deseja que ela seja vista no mercado.

A identidade de marca é o tipo de coisa que não costuma ser alterada ao longo do tempo e ela é a responsável por orientar todas as ações da empresa, desde as corporativas, de publicidade e propaganda, até as de mercado.

Por exemplo, a forma que a empresa se comunicará para com os seus clientes deve estar devidamente alinhada com os conceitos de identidade de marca, para que não haja incongruência entre o que é pensado e o que de fato é feito.

Em sua representação gráfica, atribui-se o termo de identidade visual e nela se concretiza esteticamente a personalidade e os valores da empresa.

A identificação da marca pode receber traços jovens ou sóbrios, elitizada ou acessível, inovadora, clássica e etc…

Imagem de marca: o que é?

A imagem de marca já se trata de como os diferentes públicos enxergaram a sua empresa. Ela não necessariamente corresponde à identidade e dificilmente será única para todas as pessoas.

Imagine um restaurante que vende hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e todo tipo de comida rápida. Para os jovens e para os que curtem esse tipo de alimento, a imagem do restaurante será uma, assim como para pessoas que possuem um paladar mais refinado, veganos ou pessoas mais velhas, a imagem será uma outra bem diferente.

Ou seja, a imagem se trata da percepção dos diferentes públicos quanto aquilo que a empresa oferece.

Como unir a imagem e a identidade de marca?

Mesmo que os dois termos sejam bem diferentes entre si, eles sempre andam juntos. A identidade vai gerar, pelo menos em um certo grupo, uma imagem da corporação.

A identidade vai balizar as ações, e a resposta do público se dá na percepção dessas. Do mesmo modo, uma imagem só pode ser considerada positiva ou negativa havendo uma identidade por trás da mesma.

É essa relação entre os termos que contribui para o sucesso. Se o diferencial da empresa e a percepção da mesma estiveram caminhando juntos, significa que a comunicação tem sido efetiva.

A personalidade é controlada e definida de maneira estratégica, e conforme a percepção das pessoas vai sendo direcionada a partir disso, é possível atrair mais clientes, consolidar uma boa reputação e vender muito mais.

Pense bem como está sendo estruturada a comunicação da sua empresa e trabalhe para que a sua identificação de marca possa criar uma boa imagem do seu empreendimento, esse é um passo essencial para ganhar espaço no mercado e consolidar a sua companhia.

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