Posted on Deixe um comentário

Você sabia que as embalagens ajudam a reduzir o desperdício de alimentos?

Entenda como, além de proteger, as embalagens ajudam na redução  do desperdício dos alimentos


Ao contrário de que muitos pensam, um dos atributos que mais ajuda na redução de desperdício alimentar são justamente aqueles itens muitas vezes acusados pela destruição do meio ambiente.

Isso mesmo, as embalagens.

Mas antes de entrarmos nesse mérito, é necessário que você saiba o quão grave é o problema de desperdício.

Para que você tenha uma ideia, em todo mundo são desperdiçados quase 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, muito deles ainda com condições de consumo. Como um paralelo a essa informação, O Brasil por sua vez, é o país que tem uma taxa de mais de 7 milhões de pessoas que se encontram em situação de fome. Índice alarmante e preocupante.

Esses dados apontam uma coisa lógica: a necessidade de meios de diminuir a incidência do desperdício. E o que muitos não esperavam é que uma forma eficiente de evitar esse coisa, é justamente escolher por embalagens corretas e de qualidade para cada tipo de alimento.

E é exatamente sobre isso que comentaremos no texto abaixo. Siga lendo e confira um pouco mais do papel das embalagens na redução do desperdício alimentar.

Qual a embalagem certa para o meu produto?

Bom, assim como já citamos em vários artigos aqui no blog (clique aqui e confira), a escolha correta pelo tipos adequados de embalagem contribui para uma maior conservação do alimento, oferecendo-lhe uma maior vida útil.

Com o objetivo de oferecer o melhor produto possível ao consumidor, esse é um dos fatores primordiais a serem pensados no momento da escolha do pacote, buscando sempre o melhor tipo de material para cada situação, para que o alimento não estrague antes de chegar ao consumidor.

Mas as preocupações não devem parar aí. A embalagem também deve ajudar no máximo aproveitamento do alimento. Explicando de outra forma, é necessário que o pacote permita o consumo completo do produto, ou ao menos com o mínimo de resíduo.

Uma outra coisa fundamental na escolha da embalagem, é o seu design. Além de uma boa estética , essa que se comunique bem com a identidade de marca, é preciso escolher um design inteligente, que conserve o alimento e evite perdas do mesmo, como vazamentos, esfarelamentos e etc.

Por isso, na hora de escolher pela melhor embalagem para o seu produto, é ideal considerar alguns fatores, pois sim, existe uma embalagem ideal para o que você está comercializando.

Embalagens de plástico

Segundo a associação de fabricantes europeus de plástico, a instituição Plastics Europe, o desperdício de alimento utilizando-se de embalagens pode ser reduzido a incríveis 20%. 

Toda essa enorme conservação acontece pelo fato do plástico aumentar a vida do alimento, evitando a sua deterioração de forma antecipada. Ou seja, são as melhores opções para o embalo de frutas, carnes, grãos e dentre outros tipos mais.

A Real Sc possui um longo catálogo de embalagens, agregando aquela que é ideal para o seu produto. Acesse nossa loja online e confira!

Cartonadas

Possivelmente você já se deparou com uma dessas. Muito utilizadas em restaurantes e fast foods, elas são ideais para quem trabalha com comida “to go”, ou seja, para viagem.

Diminuem o desperdício de alimento e favorece o transporte e o armazenamento, evitando que o cliente deixe comida no prato.

Alumínio

Alternativa sustentável, a folha de alumínio também é ótima para a conservação dos produtos. Com material leve e fino, exige menos energia na etapa de abastecimento, também ocupando menos espaço no transporte.

Aconselhável para uso em diversos tipos de alimentos, as folhas podem revestir caixas, sacolas e cápsulas, ideais para alimentos como leite, condimentos, congelados, café e outros mais.

Muitos menosprezam o papel das embalagens, mas a sua utilidade e importância são enormes!

Deixe uma resposta