Posted on Deixe um comentário

Embalagens para produtos perecíveis: tudo o que você precisa saber

Algumas dicas para conservar e transportar produtos perecíveis sem comprometer a sua qualidade


O transporte e a conservação de qualquer produto é uma tarefa complexa e mais difícil que algumas pessoas pensam. E quando esses produtos são perecíveis e feitos para consumo humano, a dificuldade aumenta ainda mais, já que são considerados diversos fatores para manter a qualidade deste.

Esse tipo de item exige uma metodologia devidamente apropriada, com o uso de equipamentos certos e principalmente, com embalagens adequadas para protegê-los e preservar a sua vida útil.

As condições das embalagens necessitam garantir a segurança dos produtos em relação às condições climáticas nas quais eles serão submetidos.

Embalagens para alimentos: o que considerar?

Na hora de escolher a embalagem ideal para alimentos, é fundamental que se conheça todas as peculiaridades e variáveis desse tipo de projeto. O material, sua destinação, dimensões e funcionalidades devem ser devidamente considerados para a garantia de qualidade e segurança.

Cada tipo de alimento possui necessidades específicas e elas são voltadas a pontos como a armazenagem, conservação e transporte. Dado isso, é preciso conhecer bem os modelos disponíveis no mercado.

Vamos agora abordar alguns dos modelos mais utilizados para embalar alimentos, e com todo a certeza você chegará a uma conclusão sobre qual a embalagem mais adequada para o seu negócio!

Embalagens de plástico

Há diversos anos a indústria alimentícia utiliza embalagens de plástico pelo fato de que ele é um dos materiais mais versáteis do meio, podendo adotar diferentes formatos. São maleáveis e podem ter sua densidade alterada no ato da fabricação, para que assim se consiga atender as necessidade de cada cliente.

Outro fator interessante é o fato de que o plástico pode ser impresso e colorido em diferentes cores, ideal para a realização de ações de marketing e branding, utilizando a identidade visual da empresa para consolidar a marca e difundir os seus serviços.

Algumas pessoas utilizam do argumento de que as embalagens de plástico demoram para se decompor no meio ambiente, podendo causar danos ambientais durante esse período. E é por isso que há a necessidade de se buscar por empresas comprometidas com a sustentabilidade, como a Real SC.

Com políticas claras de sustentabilidade, a Real SC também trabalha com plástico reciclado, oferecendo aos seus clientes, qualidade e responsabilidade ambiental.

Voltando ao aspecto dos produtos perecíveis, existe um termo utilizado no mercado chamado de grab and go. Basicamente, este significa pegar e partir, ou seja, produtos preparados e embalados para que possam ser consumidos num curto período de tempo.

Supermercados adotam largamente esse tipo de opção. Como o alimento já está pronto, é preciso que a sua embalagem possua os atributos certos para que o cliente possa, no ato da compra, examinar o item e também para que o alimento seja preservado com segurança em sua logística.

Nisso, o plástico é um dos materiais mais utilizados, exatamente por sua capacidade de proteção contra agentes que possam contaminar e prejudicar a qualidade do produto, um aspecto fundamental quando estamos falando de embalagens alimentícias.

Embalagens de vidro

O vidro também tem um largo histórico em relação à embalagem de alimentos, sendo muito utilizado nos dias de hoje. Com o material, é possível manter os alimentos devidamente isolados de ar e demais elementos do ambiente que podem levar o produto à sua oxidação ou danificação.

Impermeável, as embalagens feitas com o material possuem grande capacidade de conservação, evitando odores ou o contato com a umidade.

Alumínio

Leves e duráveis, as embalagens de alumínio são muito utilizadas em alimentos que necessitam passar por uma longa logística, ou então por aqueles que necessitam ficar por períodos grandes em exposição.

Indicado para embalar produtos perecíveis e que têm sensibilidade à luz, como por exemplo, é o caso de óleos vegetais ou o molho de tomate.

Fique atento!

Atente-se ao tipo de embalagem que você escolhe para o seu produto, pois é ela que garantirá que ele chegue nos conformes para o consumo do cliente.

Além disso, sempre busque por empresas com o devido comprometimento para com a qualidade de seus itens, além da importância da responsabilidade ambiental na produção de embalagens.

A Real SC tem um catálogo amplo de produtos, com itens produzidos nos mais exigentes padrões de qualidade e com a devida consciência ambiental. Clique aqui e confira o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta