Posted on Deixe um comentário

Como entender o seu público-alvo vai melhorar as vendas do seu negócio

publico-alvo

Conheça o comportamento dos seus clientes e ofereça aquilo que ele mais precisa


Quando se tem um negócio, umas das principais informações que o empreendedor precisa tem em mãos é quem é e o que quer o seu público, afinal, serão eles que consumirão o seu produto.

A lógica não funciona em oferecer um produto e depois criar um senso de necessidade por ele, isso raramente dá certo. O ideal é entender onde está a dor, a necessidade do público que você vê como alvo, e a partir disso, focar em preencher essas lacunas, oferecendo produtos/serviços condizentes com quem é o seu cliente.

E esse tipo de lógica se estende a praticamente todos os mercados, englobando o varejo, o setor industrial, prestação de serviços e etc. Ou seja, para quem busca crescimento e expansão de horizontes é essencial manter um bom relacionamento com o público consumidor.

Mas como é possível fazer isso? Para lhe ajudar nessa difícil tarefa nós separamos algumas dicas que lhe darão um norte de onde prosseguir.

Continue lendo e confira mais!

Amostra do seu público

Ainda que seu público seja bem definido e  você saiba exatamente quem ele é, é preciso considerar que mesmo num grupo específico de pessoas, as mesmas são diferentes entre si.

Dado isso, classificar o público em subgrupos é uma alternativa muito viável, já que assim você consegue enxergar mais alternativas mesmo dentro de uma segmentação e pode oferecer aquilo que eles necessitam.

É como abrir um leque de novas possibilidades mesmo dentro daquilo que você já conhecia!

Estude bem quem é o seu público

Agora que você separou o seu público alvo em subgrupos compostos por diferentes tipos de pessoas, chegou a hora de entendê-los e observar como agem no cotidiano.

Sabe o seu cliente? Você tem noção de como ele se comporta em casa, no trabalho ou na faculdade?

Esse tipo de pesquisa é importante pois você observará comportamentos inconscientes das pessoas e poderá usar isso a favor do produto que tem para oferecer.

Observe e analise as emoções e descubra o que os anima ou o que os entristece. Quanto mais específico e longe você for, melhor será o seu entendimento sobre o público.

Quais problemas essas pessoas enfrentam?

O mundo das vendas está baseado em sanar necessidades que as pessoas tenham. Então, para entender bem o seu público é fundamental descobrir quais problemas afligem essas pessoas, e por meio disso, ter clareza a respeito do que a sua marca pode fazer para otimizar e ajudar na resolução dessa demanda.

Testar, testar e testar

Com tudo isso em mãos, é de suma importância analisar e fazer testes com diferentes opções, pois nem sempre a sua estratégia será um sucesso logo de primeira.

Além disso tudo, revise e sempre esteja em busca de novas formas de sanar necessidades, sempre com um plano B na manga.

O ideal é que sempre após aplicar as alterações na estratégia, se observe o feedback do comportamento do público e analise o que ele achou a respeito disso.

Como entender o público?

Vale lembrar que hoje em dia o meio de entender o público é bem diferente de antes. Pesquisas tradicionais não são mais as únicas opções para isso, pois atualmente com o advento das redes sociais, nós temos um contato direto com o consumidor e nunca foi tão simples coletar informações e entender o que as pessoas gostam, o que não gostam e quais são as suas demandas.

Dessa forma, a presença nas redes sociais vai muito além do marketing, tendo papel fundamental em como você recebe o feedback do seu público com relação àquilo que está oferecendo a ele.

Deixe uma resposta