Posted on Deixe um comentário

Rótulos de embalagens: os consumidores realmente leem?

Qual a importância das informações contidas nos rótulos?


Um rótulo tem como objetivo apresentar ao consumidor as informações básicas e essenciais sobre o produto que ele tem intenção ou irá consumir. Além de dar acesso às informações nutricionais, os rótulos também podem ser utilizados para passar avisos e mensagens dos fabricantes ao cliente.

O hábito de leitura dos rótulos é primordial e deveria ser cultivado por todos os consumidores, visto que é de alta importância conhecer os dados a respeito de qualquer tipo de produto, principalmente aqueles que podem afetar a saúde de quem faz o seu uso, seja itens do ramo alimentício, de higiene pessoal ou limpeza.

Mas o consumidor realmente lê o rótulo das embalagens?

O hábito de leitura de rótulos de embalagens não é uma prática altamente difundida entre os consumidores brasileiros, porém, esse cenário vem mudando e cada vez mais as pessoas tem visto a importância de estarem atentas para com aquilo que estão consumindo.

Dessa forma, olhando do ponto de vista do fabricante, é de suma importância se manter atento para como está se comunicando via rótulo para com os clientes, pois essa pode ser sim, uma ferramenta importante de consolidação de marca. Vejamos mais sobre isso.

O elo entre o produto e o cliente

Rotular os produtos é uma prática obrigatória, estipulada por lei no Brasil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atua por meio da RDC 360/03 e estipula regras que as empresas precisam seguir em relação aos rótulos e embalagens, para que o consumidor possa ser beneficiado e também para que se minimize o risco de obstáculos técnicos no andamento das atividades da empresa.

Sendo assim, é essencial que a empresa se atente ao cumprimento das normas estabelecidas de rotulagem. Caso contrário, podem ser denunciadas à Anvisa, com consequências jurídicas nada interessantes para os negócios.

O rótulo, além de oferecer informações importantes sobre o produto, é um canal extremamente interessante para a comunicação entre a empresa e o consumidor, e se o empreendedor souber como usar essa ferramenta, terá algo poderoso em mãos.

Hoje em dia, se criou um hábito bem mais recorrente que no passado de ler os rótulos, isso porque os consumidores estão cada vez mais atentos com aquilo que consomem, além da consciência ambiental cada vez mais em voga.

Em síntese, o consumo consciente tem se disseminado pelo mundo todo, e os rótulos e embalagens serão aquilo que decidirá se um consumidor comprará ou não um determinado produto. 

“Segundo pesquisa da GfK, cerca de 50% dos consumidores lêem os rótulos de embalagens em busca de informações ligadas à sustentabilidade.”

Rotulagem positiva

Com o hábito de leitura de rótulos cada vez mais se tornando recorrente e com o consumo consciente e saudável sendo impulsionado pela mídia, pensar no rótulo é o tipo de coisa que merece uma atenção a mais por parte do empreendedor.

O ideal é que você ofereça ao seu consumidor informações realmente relevantes sobre aquilo que ele está comprando, tentando deixar o mais claro possível os dados e detalhes contidos na embalagem.

É interessante que sua empresa esteja atenta às tendências de mercado e ao que o público nutre expectativas, para que assim o rótulo tenha leitura descomplicada de componentes, informações nutricionais e etc.

Em resumo, tão importante quanto à qualidade e design da sua embalagem, é pensar na disposição e forma de abordagem de seu rótulo, para que a comunicação entre você e seu consumidor seja clara e direta.

Preze pela sua embalagem e rótulo, ela é o elo entre o produto e o cliente, podendo ser decisiva na hora da compra.

Deixe uma resposta