Posted on Deixe um comentário

Tecnologia como parceira no combate à pandemia

inovação e tecnologia

Inovação em momentos de crise


Por conta da pandemia do Covid-19 que tem atingido o mundo inteiro, muitos setores estão se vendo obrigados a se transformar, e nisso, a tecnologia é – sem dúvidas – a principal aliada.

Sim, a crise é temporária mas as transformações não, e sabemos que as inovações que estamos vivendo – e iremos observar – serão de alta utilidade no futuro. Até mesmo durante uma crise sanitária sem precedentes, conseguimos tirar resultados positivos.

No mundo todo, já vemos exemplos incríveis sobre o uso sábio e eficaz da tecnologia e não apenas como uma forma de frear a pandemia, mas também como um meio de ir lapidando uma sociedade cada vez mais evoluída.

Países como a Estônia, Singapura e Coreia do Sul já estão à frente desse trabalho e estão mostrando ao resto do mundo o que deve ser feito.

O exemplo da Estônia

Atualmente, a Estônia possui o mesmo número de pessoas infectadas que a França, porém, é um país que está muito mais tranquilo quanto às medidas de isolamento e quarentena.

Não quer dizer que a população da Estônia não esteja preocupada com a pandemia. Na verdade, o país já era referência em digitalização no mundo todo, isso bem antes da crise da pandemia.

Com isso, perante a chegada do novo vírus, a população experimentou bem menos pânico, sabendo que muitas das suas atividades viriam a continuar de forma normal.

Por lá, a economia é totalmente interligada à tecnologia. O governo Estônia é inteiramente digital e a grande parte dos serviços públicos também são oferecidos desse modo.

Existe uma espécie de ID digital que possibilita que a população faça coisas que nós nem imaginamos, como votar, receber prescrições médicas, pagar seus impostos e dentre diversas outras coisas mais, tudo isso com a garantia máxima de que os seus dados estarão armazenados sob os mais absolutos cuidados de sigilo e privacidade.

Em meio à crise, apenas três serviços permanecem exigindo a presença física das pessoas: os casamentos, os divórcios e as transferências de propriedades.

Para você ter uma ideia de como a Estônia está avançada em termos digitais, até mesmo os registros de nascimento dos bebês são feitos por meio digital.

Coreia do Sul: a tecnologia contra o vírus

No país asiático, o vírus vai avançando de forma bem mais lenta que em diversas outras regiões do mundo.

Qual o porquê disso?

Isso tem ocorrido pois o país tem empregado recursos altamente tecnológicos, inclusive desenvolvendo métodos de prevenção e contenção, tudo isso para evitar ao máximo a disseminação da doença.

Um exemplo interessante: aqueles que vieram de regiões consideradas de “alto risco” (como é o caso da China) e estiverem chegando ao país coreano, só tem a sua entrada liberada após a instalação de um app, com um QR code que é escaneado. Com isso feito, a pessoa é monitorada por meio da tecnologia, tendo que responder algumas perguntas referentes ao seu estado de saúde.

Com isso, as autoridades da Coréia do Sul conseguem garantir que a pessoa não desenvolveu nenhuma sintoma do Covid-19 ao longo dos dias. Esse aplicativo tem sido tão útil que o governo tem feito uso dele para gerenciar a quarentena de mais de 30 mil pessoas no país.

Singapura: uma referência para o resto do mundo

Em Singapura, há um método de rastreamento de contatos, e quando alguém possui um quadro confirmado de Covid-19, em apenas duas horas já há um relatório completo de suas atividades, mostrando seus movimentos e interações nas últimas semanas.

A partir disso, as autoridades conseguem identificar todas as pessoas que tiveram contato com o infectado, colocando elas em isolamento preventivo sem demora.

Esses relatórios são realizados por meio do telefone, além do uso de gravações de vigilância de locais públicos e privados. Além disso, também há um aplicativo que avisa as pessoas que chegaram a menos de dois metros de distância de alguém infectado.

Com o aplicativo instalado e com o Bluetooth ligado, a mágica acontece e todos mantêm-se informados e prevenidos nesses tempos de pandemia.

Soluções em meio ao caos

Mesmo em períodos tão difíceis como esse, onde a incerteza e a preocupação são presentes, é possível utilizar a inovação como principal ferramenta para superar a crise.

A tecnologia chegou para ficar e hoje é nossa principal aliada em todos os sentidos. Que todos esses exemplos nos inspire e possa nos motivar a inovar mesmo perante as adversidades.

Deixe uma resposta