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3 dicas para crescer durante a crise

crise economica coronavirus

Veja algumas dicas para impulsionar os seus negócios mesmo em tempos difíceis


Ninguém imaginava que o ano de 2020 seria tão duro como ele tem se mostrado. Com o aparecimento do novo coronavírus e sua disseminação por diversos países do mundo, temos vivido uma das crises sanitárias mais graves de nossa geração.

E com a pandemia chegando ao Brasil, medidas de distanciamento social foram tomadas para evitar uma maior contaminação da população e isso teve impactos diretos em grande parte dos negócios do país.

Sem poder funcionar ou com um funcionamento adaptado para tempos de pandemia, muitos empreendedores não estão sabendo lidar com esse momento difícil que todos temos passado.

Bom, o impacto econômico é real e realmente já está acontecendo, porém, como é perfil dos empreendedores, saber lidar e crescer mesmo durante a crise é essencial.

Mas como isso é possível? Como conseguir alavancar os negócios e ter um bom desempenho mesmo num cenário tão negativo?

Para ajudar os seus negócios a passarem por esse momento com bons números, nós reunimos aqui 3 dicas para crescer durante a crise. Siga lendo e confira!

Entenda qual é a real situação do seu negócio

Antes de qualquer outra coisa, tenha em mente três coisas importantes. A primeira delas é ter calma.

Sim, nesses momentos complicados, perder a cabeça é algo nada produtivo e que não traz qualquer resultado. Não tome decisões emocionais e feitas no calor do momento, como tomada de crédito.

A segunda coisa importante é manter o foco. Esse momento é bom para fortalecer ainda mais a sua posição no mercado já consolidado, antes de pensar em diversificar o seu produto.

Terceira e última coisa que você precisa ter em mente é organizar sua casa. Em períodos de crise e recessão econômica, é importantíssimo ter um olhar crítico, realmente com certa frieza, para conseguir ter um diagnóstico claro do que está acontecendo com sua empresa.

Com isso, estou me referindo em identificar os gastos que podem ser cortados sem que grandes impactos sejam causados para aqueles que estão envolvidos diretamente com o seu negócio.

Evite desperdícios e organize o tempo da equipe envolvida, para extrair o máximo de sua produtividade.

Realizando um planejamento estratégico

Sempre existe espaço para melhorarmos, principalmente durante a crise. Planejar é traçar um caminho entre o seu desejo e a realização dele, ou seja, para ter êxito, é preciso focar todas as energias e atenções para aquilo que faremos que nos levará para a direção correta e não para aquela que os fatores externos nos levam, como é o caso da recessão.

O planejamento estratégico é uma sequência de metas executadas por um negócio para focar naquilo que realmente importa.

Confira alguns passos importantes de um planejamento estratégico:

  • Divergência: Discussão de idéias e pontos de vista conflitantes;
  • Síntese: Consenso sobre as direções e abordagens a serem tomadas;
  • Construção analítica: momento onde as metas são definidas e com um alto grau de rigor, para garantir a execução de qualidade das mesmas;

Como construir um planejamento financeiro

Em momentos de crise, ter um bom planejamento financeiros e boa organização é são ótimas opções para quem busca por alternativas para contenção de gastos e também para o crescimento.

Por isso é tão importante planejar bem os seus gastos. Veja algumas dicas sobre planejamento financeiro!

Avalie gastos fixos e corte os desnecessários

No início do texto, nós ressaltamos a importância de identificar e cortar gastos não relevantes. Diante desse cenário, é de suma importância ter um olhar apurado para saber quais gastos podem ser eliminados.

Separe os custos fixos do negócio, como água, luz, condomínio, materiais de escritório e dentre outros. Após isso, separe quais são as despesas variáveis, como uso de combustível, impostos, manutenções e reposição de equipamentos.

Tente fazer um registro completo de todos esses gastos e identifique os investimentos realmente necessários, os que merecem uma atenção maior porque melhoram ainda mais a entre de valor ao seu consumidor.

Com tudo isso no papel, use as economias feitas para melhorar ainda mais o que sua empresa pode oferecer, sempre pensando no diferencial que o público almeja.

A crise é difícil para todos mas ela vai passar. Tenha calma, discernimento e maneje o leme desse barco como um verdadeiro líder!

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