Posted on Deixe um comentário

4 dicas para otimizar o home office

como fazer home office

Veja como adotar o trabalho remoto em seu empreendimento


O ano de 2020 tem sido um tanto complicado para o mundo todo. Toda a questão da pandemia provocada pelo coronavírus vem alterando o funcionamento do globo, e as relações e modelos de trabalho estão no front dessas mudanças.

Talvez você que está lendo este texto também esteja passando por dificuldades em sua empresa, mas saiba que você não está sozinho nessa batalha.

Nesse momento complicado pelo qual estamos passando, é preciso que todos nos unamos para entender essa nova realidade e aprender a lidar com ela.

Por isso, nós preparamos um guia rápido para auxiliar a sua empresa a adotar o modelo do home office. 

Siga com sua leitura e confira 4 dicas para ter um bom funcionamento do home office em seu negócio!

Home office: o novo normal

Como já mencionamos acima, o mundo precisou mudar muito por conta do coronavírus. E com a adoção de quarentena como forma de impedir o aumento dos casos da doença, muitas empresas se viram obrigadas a funcionar remotamente, ou seja, pelo (agora muito conhecido) home office.

Porém, mesmo antes da pandemia, o trabalho remoto já era uma realidade para muitos profissionais e empresas. Além de ser um meio flexível e prático de trabalho, o home office também pode ser financeiramente muito atrativo.

A tendência é que a prática seja cada vez mais recorrente, o “novo normal”. Para você ter uma ideia, no Brasil as estimativas apontam para um aumento de 30% no trabalho remoto depois que o surto de coronavírus passar.

Porém, adotar o home office como meio de trabalho não é tão simples assim. É preciso garantir a infraestrutura ideal para que os funcionários possam desempenhar suas atividades, com estratégias eficazes e saudáveis, tudo para manter os colaboradores engajados e comunicativos, mesmo que à distância.

Se você acha que seu modelo de home office ainda não está devidamente estruturado e eficiente, vai adorar as dicas a seguir!

Siga lendo e confira como sua equipe pode trabalhar melhor nesse novo método de trabalho!

1-Treine seus colaboradores

Essa coisa de trabalho remoto é novidade para muitas pessoas, e por isso, sua equipe precisará receber um treinamento básico sobre essa nova realidade.

Estipule qual será o modelo de trabalho que eles deverão seguir e eduque-os sobre as ferramentas a serem utilizadas, isso é ideal para que todos possam estar devidamente alinhados na hora da realização das tarefas.

2-Tenha reuniões frequentes

Com todos trabalhando por home office, será necessário que sua empresa estipule uma agenda de reuniões. Isso tem o intuito de manter a equipe conectada e devidamente informada sobre o que vem acontecendo na companhia.

Realize pequenas reuniões online de check-in entre os líderes, equipes ou mesmo entre áreas da empresa.

3-Padronize as ferramentas

Para que a empresa possa funcionar bem, será importante que todos que estejam trabalhando remotamente utilizem as mesmas ferramentas para manter a sua comunicação.

O mais adequado é optar pelos sistemas de “nuvem”, ou seja, que armazenam os dados num servidor e permitem o trabalho colaborativo e a troca de informações em tempo real.

4-Relatórios são importantes

Com relatórios sobre os processos que estão sendo realizados, você consegue ter uma visão completa da empresa, podendo gerenciar cada setor e cada função à distância.

Isso ajudará na melhoria dos processos e manterá a todos bem atualizados sobre as deficiências existentes na realização dos trabalhos.

Bem-vindo à nova realidade

O home office passará a ser cada vez mais frequente, mesmo após o fim da pandemia. Dado isso, todas as empresas modernas precisam estar atentas para com esse novo modelo de trabalho.

Uma empresa moderna é uma empresa que se preocupa com a praticidade, eficiência e flexibilidade de seus métodos de trabalho.

Deixe uma resposta