Posted on Deixe um comentário

O que é sous vide?

sous vide

Conheça essa técnica eficaz de cozinhar alimentos


Se você é um chef, trabalha com gastronomia de alguma forma ou então é um mero amante dessa arte, possivelmente já ouviu falar do Sous Vide. Porém, mesmo muito popular em seu meio, essa técnica de cozinhar alimentos é um tanto estranha para o grande público.

E para lhe ajudar a entender mais sobre, nós convidamos você a continuar com a sua leitura e conhecer essa forma criativa de cozinhar alimentos!

O que é sous vide?

Você já grelhou uma carne?

Esse processo é relativamente simples, certo? Começamos esquentando a grelha ou panela em uma temperatura alta e depois colocamos a carne na superfície aquecida até que o seu interior esteja devidamente cozido no ponto ideal.

A carne pode ficar até saborosa, mas se nos atentarmos a alguns detalhes, notamos algumas coisas que não são tão positivas dentro desse processo tradicional de grelhar o alimento.

O cozimento no interior da carne, por exemplo, depende da transmissão de calor da panela/grelha, porém, a temperatura externa do alimento sempre está mais alta que a interna. Como efeito, temos uma carne mais queimada por fora que por dentro, e o bife dificilmente ficará completamente ao ponto.

E aonde entra o Sous Vide nessa conversa?

Bom, ele é justamente o método que vem para solucionar esse problema de um modo bem engenhoso.

Ao colocar a carne na água, em pouco tempo ela já estará inteiramente na mesma temperatura, em todas as áreas do seu interior. Mas não queremos que a carne fique encharcada ou perca os seus líquidos, certo? Para evitar isso, podemos colocá-la dentro da água em uma embalagem a vácuo.

E pelo fato de conseguirmos controlar a temperatura da água, também conseguimos deixar o alimento ao ponto por completo, de forma uniforme.

O método Sous Vide garante um preparo com uma temperatura menor que o cozimento convencional, e com um tempo ligeiramente maior.

Dica de preparo

Há um fator que incomoda algumas pessoas ao fazer uso do Sous Vide. A aparência exterior da carne preparada com o método não é tão convidativa assim, já que o seu preparo se deu inteiramente por banho maria.

Para solucionar essa questão, a dica é que você coloque a carne na chapa por um tempinho curto, apenas para deixá-lo com uma aparência melhor para o consumo.

O que preparar com o Sous Vide?

Diversos tipos de alimentos podem ser preparados com o Sous Vide, indo desde as carnes bovinas, brancas e de peixe, até os vegetais. No caso deste último, a maior vantagem de usar o Sous Vide é que você manterá a textura crocante e firme deles.

Além disso, vale mencionar também que utilizando-se desse método de cozimento, você garante um alimento com um sabor mais intenso, mais temperado. Isso ocorre pois o tempo de preparo é maior, e com isso, o tempero tem mais tempo de interação com o alimento e esse o absorve melhor.

embalagem a vácuo santa catarina

coex liso embalagem a vácuo

Precisa de embalagens a vácuo? Que tal oferece pratos feitos a partir do método Sous Vide para os seus clientes?

A Realsc possui uma linha ampla de embalagens a vácuo, como o Coex Liso. Todas são adequadas para os mais variados serviços, seja para frigoríficos, restaurantes e demais negócios que trabalham no ramo alimentício.

Clique aqui, acesse agora mesmo a nossa loja online e conheça toda a variedade de embalagens a vácuo que nós possuímos.

Aguardamos o seu contato!

Deixe uma resposta