Posted on Deixe um comentário

Embalagens a vácuo: por que usar?

Conheça as melhores aplicações e como elas podem ser ótimas parceiras na hora de conservar alimentos

Nos últimos anos, as embalagens a vácuo se tornaram grandes protagonistas no mercado de alimento.

Na realidade, isso aconteceu pois este modelo de embalagem é um dos mais adequados para aumentar a validade dos produtos, e diferentemente de alguns anos atrás, onde apenas alguns alimentos específicos podiam ser armazenados assim, hoje em dia quase toda comida pode ser embalada a vácuo, desde frutas, até conservas.

E se você trabalha no ramo alimentício, é essencial ter em seu escopo de atuação, o uso das embalagens a vácuo, pois além de práticas e seguras, elas também possuem uma ótima relação de custo-benefício se você encontrar um bom fornecedor.

Abaixo, você conhecerá um pouco mais a respeito das embalagens a vácuo e como elas podem ser benéficas para o seu negócio.

Para conhecer as vantagens delas, siga com a sua leitura e confira!

Os benefícios das embalagens a vácuo

Aumenta a validade dos produtos

Você sabia que, por eliminar quase 99% do oxigênio presente em uma embalagem, o vácuo protege o alimento da ação de microorganismos? Sim, não existe proliferação e sobrevivência deles em ambientes que não possuam oxigênio.

Dependendo do tipo de produto ou como o consumidor o armazena (em condições adequadas de luminosidade e temperatura) os alimentos podem durar de 2 a 10 vezes mais que o normal.

Transporte facilitado

Sem a barreira criada pelo ar, o volume das embalagens diminui consideravelmente, fazendo com que o produto em si ocupe um menor espaço no momento de seu transporte ou armazenamento.

Para muitas empresas, isso pode significar uma grande otimização dos custos, afinal, mais produtos podem ser enviados de uma única vez, sem que esses amassem ou fiquem avariados.

Mantém as propriedades do alimento

Sem contato com o ar, o produto não sofre com danos na oxidação, mantendo suas características principais, como cor, hidratação, peso e sabor.

Uma barreira contra o odor

A embalagem a vácuo não permite que o cheiro do alimento possa ser sentido de fora, o que é uma vantagem imensa, principalmente quando estamos falando em transporte e armazenagem.

Alimentos que podem ser embalados a vácuo

É bem comum encontrar carnes e grãos embalados a vácuo, mas a verdade é que a gama de produtos que podem ser submetidos a esse tipo de embalagem é gigantesco. Alguns deles, porém, necessitam de um cuidado especial nesse processo. 

As verduras, por exemplo, podem ser esmagadas pela pressão do vácuo, por isso, o processo de embalagem deve ser o de atmosfera modificada, quando um gás inerte é inserido para evitar o choque mecânico.

Já as carnes e embutidos não precisam desse cuidado extra. Por serem feitos de materiais mais resistentes, eles são os maiores beneficiados do vácuo, já que ficam livres da ação dos microorganismos.

Grãos também não apresentam restrições para o vácuo, diferentemente das frutas, que precisam ser embaladas já cortadas e outras com o mesmo cuidado que necessitam os legumes.

Quando usar as embalagens a vácuo?

As maiores vantagens em usar esse modelo de embalagem é a sua versatilidade.

Porém, mesmo assim é preciso analisar algumas questões. Alguns alimentos, por exemplo, principalmente os de consumo imediato, podem perder a praticidade com o uso dessa embalagem.

Nesses casos, os fechados a zíper são ótimas opções.

A Realsc possui uma gama ampla de embalagens a vácuo, indicadas para diversos tipos de produtos e empresas. Venha conhecer!

Embalagem a vácuo MRP 

A embalagem a vácuo MRP é uma das últimas gerações de embalagens com barreira. Desenvolvida nos mais modernos conceitos de fabricação, elas garantem desempenho máximo na hora de embalar a vácuo
Algumas características delas:

  • Redução de até 40% na espessura se comparado a um Nylon Poli tradicional;
  • Alto brilho e transparência;
  • Ausência de solda lateral;
  • Maior visibilidade do produto embalado;
  • Incremento de 30% da resistência mecânica e superior resistência a perfurações.

Solicite já a sua! Clique aqui e entre em contato!

Deixe uma resposta