Posted on Deixe um comentário

Carne embalada a vácuo é segura?

embalagem para carnes

Confira mais sobre a conservação, deterioração e ação de microorganismos

Alimentos são itens bem sensíveis e que, em boa parte, necessitam ser conservados com alguns cuidados redobrados.

Com a carne não é diferente, na verdade, a carne bovina é extremamente perecível e pelo fato de conter uma série de nutrientes, tem um ambiente propício para o desenvolvimento de microrganismos que podem ser danosos à nossa saúde.

Felizmente, com o passar dos anos a indústria frigorífica e de embalagens desenvolveram alguns métodos de conservação que auxiliou muito no aumento da vida útil do alimento na prateleira do supermercado.

Com os métodos de embalagens atuais, não é só possível conservar a carne por longos períodos, como também para enfrentar longas distâncias e em condições adversas.

Alimento seguro e menos perecível

O que faz uma carne ser de real qualidade?

Bom, aspectos como cor e variação de cor, capacidade de retenção de água, suculência, aparência da carne, maciez e resistência à mastigação são alguns dos fatores mais considerados para definir se a carne realmente está em sua melhor condição.

Quando o alimento é embalado a vácuo, logicamente, temos a redução drástica da quantidade de ar na embalagem, sendo ela vedada hermeticamente, de modo que o ambiente a vácuo seja mantido no seu interior.

Mas o que isso tem a ver com a conservação e qualidade da carne?

Bom, é devido ao oxigênio que os microorganismos se multiplicam, mas não é só isso. O oxigênio também causa a oxidação de gorduras, óleos e descoloração enzimática, todos os aspectos que contribuem para que a carne não seja de boa qualidade.

E se tirarmos todo o ar da embalagem?

Bom, sem o oxigênio em contato com a carne, temos um ganho significativo de tempo de vida útil na prateleira das carnes durante toda a cadeia de distribuição.

Porém, apesar de diminuir imensamente a proliferação de bactérias e microorganismos nocivos à nossa saúde, embalar a carne a vácuo não é a garantia da interrupção máxima do crescimento dos agentes, muito menos a plena segurança do alimento.

Na verdade, se o alimento — mesmo que embalado a vácuo — for exposto a condições inadequadas de conservação, este pode vir a apresentar problemas.

Embalagens para açougue santa catarina

Se você possui um frigorífico, açougue ou qualquer negócio que trabalha com alimentos que necessitam de conservação a vácuo, a Realsc pode ser a melhor parceria para o seu empreendimento.

Trabalhamos com uma linha ampla de embalagens a vácuo: lisas, impressas, termoencolhíveis e mais.

A linha de embalagens MRP Impressas são desenvolvidas com máxima qualidade e capacidade de resistência, ideal para carnes que possuem ossos e possam vir a perfurar a embalagem.

Além de carnes, o MRP também é ideal para laticínios em geral, fatiados e congelados.

Com alto brilho e transparência, não possuem solda lateral, são feitas com material 100% atóxico e você ainda pode personalizar com o rótulo ou logo da sua empresa, uma ótima forma de disseminar o seu negócio e ganhar espaço de mercado.
Embalagens a vácuo e todos os tipos de embalagens plásticas flexíveis são a especialidade da Realsc. Vem conversar com a gente!

Deixe uma resposta