
Confira mais sobre a definição de cada siglas dos materiais plásticos
Segundo a norma técnica brasileira – a NBR 13.230.2008 – existem alguns tipos de diferentes materiais plásticos e esses são denominados com o uso de siglas. Separamos as principais delas para que você entenda melhor a composição e principais qualidades de cada uma.
A seguir, você confere mais sobre algumas siglas dos materiais plásticos que são usadas nas embalagens flexíveis.
Plásticos usados nos tipos de embalagens
Polietileno (PE)
Ideal para a produção de sacos e bobinas, o material tem uma ótima resistência, excelente brilho e transparência, fixando-se muito bem à solda. Geralmente, o Polietileno (PE) é muito usado nas embalagens flexíveis de alimentos, remédios e produtos de higiene e limpeza
Eles são identificados da seguinte forma em cada embalagem: Polietileno Tereftalato (PET), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Polietileno Cloreto de Vinila (PVC) e Polietileno de Baixa Densidade.
O PEAD é resistente a baixas temperaturas, é leve, impermeável, com resistência química e uma ótima selagem.
Já o Polietileno de baixa densidade é mais flexível, transparente, leve, impermeável e bem resistente, também com ótima selagem.
Por fim, o PET é transparente, impermeável e bem leve, geralmente usado com filme BOPP metalizado, muito comum no embale de salgadinhos, por exemplo.
Polipropileno (PP)
O PP também é indicado para o uso em sacos e bobinas, tendo um ótimo aspecto estético que garante alto nível de brilho para a embalagem. Tem alta resistência a mudanças de temperaturas, exceto a temperaturas de congelamento, sendo ótimo para conservar o aroma dos produtos.
Muito usado na embalagem de produtos alimentícios e também de limpeza.
Polipropileno Biorientado (BOPP)
O BOPP é uma variação do PP. Ele possui uma ótima barreira à umidade, oxigênio e às gorduras. Muito comum para embalar salgadinhos, biscoitos, mistura para bolo e afins.
Embalagens a vácuo MRP
Estas se tratam da última geração de embalagens com barreira, ótimas para o acondicionamento de produtos que devem ser conservados a vácuo ou em atmosfera modificada.
São indicadas para embalar fatiados, salsichas, queijos ou qualquer outros tipos de produtos que necessitem da conservação a vácuo.
Características:
• Redução de até 40% na espessura se comparado a um Nylon Poli tradicional.
• Alto brilho e transparência.
• Ausência de solda lateral.
• Maior visibilidade do produto embalado.
• Incremento de 30% da resistência mecânica e superior resistência a perfurações.
Plástico Coex
O Coex é desenvolvido a partir de diversas camadas de plástico polietileno. Geralmente, elas são sobrepostas para que o produto ganhe mais resistência do plástico. Também são chamadas coextrusados ou só Coex.
O plástico Coex tem ficado cada vez mais popular no mercado devido a sua capacidade de proteger os produto e mantê-lo em total segurança e conservação.
Embalagem plástica biguaçu
A Realsc Embalagem possui um catálogo amplo de embalagens plásticas flexíveis, atendendo as mais variadas necessidades e demandas. Possuímos sacolas personalizadas, embalagens a vácuo, sacos PE e muito mais.
Se você possui uma empresa e quer oferecer a melhor qualidade em embalagens, não deixe de entrar em contato com a Realsc Embalagens. Estamos aguardando por você!