Posted on Deixe um comentário

Polipropileno: tudo o que você precisa saber

polipropileno

Confira as principais informações sobre um dos polímeros mais usados da indústria


Você conhece o Polipropileno? Este é um dos mais conhecidos termoplásticos do mercado, e essa classificação se dá justamente pelo fato dele poder ser moldado dependendo da temperatura que se encontra o material.

Essa característica é altamente útil para a fabricação de peças especiais que terão diferentes destinos dentro da indústria.

E além dessa questão em particular, o PP também se destaca pelo fato de poder ser reciclado, garantindo uma melhor usabilidade e preservação ambiental.

Se você quer conhecer sobre um dos mais utilizados plásticos da indústria, nós separamos as principais informações sobre ele e como o mesmo pode ser usado. Siga com a sua leitura e confira!

O que é Polipropileno?

Conhecido pela sigla PP, ele é um termoplástico que pode ser processado por extrusão, termoformação sopro e injeção. O seu uso é bem amplo e ele é aplicado nos mais variados setores da indústria, sendo mais comum em:

  • Indústria automotiva;
  • Indústria de embalagens flexíveis;
  • Sistemas de tubulação e etc.

Mas por que ele é tão usado? Bom, o polipropileno reúne em si algumas características importantes e que são ótimas para algumas funções. Além da sua excelente transparência, o polipropileno também tem elevada resistência à fadiga, garantindo uma maior vida útil dos produtos.

As vantagens polipropileno

Atualmente, ele é considerado um dos tipos de plástico mais versáteis do mercado, sendo muito comum na produção de embalagens. Sua composição é inerte, tanto química como biologicamente falando, e por isso, possui autorização do Ministério da Saúde para ter contato com diversos produtos, desde medicamentos, até alimentos.

Quando comparado com outras matérias primas, ele apresenta vantagens bem competitivas no mercado. 

Por sua baixa densidade, as embalagens produzidas com o material são mais leves, demandam custos menores no transporte, e por consequência, geram menos custos no processo produtivo.

Em termos de desempenho, o termoplástico garante ótima processabilidade, gerando ciclos fabris menores e uma maior produtividade para a indústria.

Para a indústria de alimentos, a interação com o plástico ocorre sem acarretar em danos, já que ele é um material totalmente atóxico.

Em síntese, são as principais vantagens do uso do polipropileno em embalagens:

  • Ótima transparência e brilho;
  • Alta resistência;
  • 100% Atóxico;
  • Leveza;
  • Baixo custo.

Por fim, é válido mencionar que o PP é 100% reciclável, apresentando baixa emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, tanto na sua produção, como em seu transporte.

Ou seja, uma matéria-prima ecologicamente correta.

black friday embalagens

Novembro chegou e a Realsc Embalagens separou uma série de descontos exclusivos ao longo do mês. São produtos com até 20% off para você turbinar a sua empresa neste final de ano com as melhores embalagens plásticas!

Confira:

GARANTA JÁ A SUA!

Rua 3 de outubro, 5877 – Prado, Biguaçu – SC, 88165-000

(48) 9 9662-6764

contato@realscembalagens.com.br

Deixe uma resposta