Posted on Deixe um comentário

Gestão de qualidade na indústria de alimentos

gestão de qualidade

Entenda mais sobre os principais cuidados que os gestores desse setor devem se atentar

Gestão de qualidade é um assunto que deve envolver todos os setores industriais. Entretanto, quando estamos falando do setor alimentício, fica claro que os cuidados devem ser redobrados.

Bom, mas você sabe o que de fato é gestão de qualidade na indústria de alimentos?

Neste texto, você vai entender um pouco melhor sobre as minúcias desse setor e quais os principais cuidados que devem ser tomados no processo de fabricação dos produtos.

O assunto é delicado e muitos gestores se perguntam o que deve ser feito para garantir máxima qualidade nos alimentos no momento que o consumidor vai consumi-los.

Logicamente, todo cuidado é pouco, principalmente se tratando de alimentos e é por isso que nós temos os órgãos regulamentadores que existem justamente para conferir se as empresas estão cumprindo as exigências estipuladas para oferecer produtos que não ofereçam riscos ao cliente final.

Pois bem, vamos direto ao ponto agora. Siga lendo e venha conferir a importância da gestão de qualidade na indústria alimentícia.

Porque é importante ter uma gestão da qualidade na indústria de alimentos?

A gestão de qualidade no setor de alimentos não é importante, é ESSENCIAL.

Um dos principais pontos a ser considerado na indústria alimentícia é o processo que vai permitir que o alimento chegue seguro ao consumidor.

Para chegar a bons resultados, é necessário padronização, monitoramento e manutenção das boas práticas.

Os processos que os alimentos passam em sua produção são extremamente delicados e requerem um nível notável de atenção e cuidado, pois um mínimo erro pode ser crucial.

Nesse sentido, ter um sistema de gestão de qualidade, com profissionais devidamente competentes e comprometidos é o caminho adequado para a garantia de sucesso nos processos.

Normas ISO

As Normas ISO possuem alguns requisitos que devem ser seguidos pelo fabricante, para que assim, haja a garantia de que determinados padrões de qualidade estão sendo cumpridos.

No caso da indústria de alimentos, as normas vinculadas são a ISO 9001 (foco em gestão) e ISO 22000 (foco em segurança dos alimentos).

Existem outras normas e exigências que a indústria alimentícia deve seguir. Se quiser saber mais sobre isso, acesse o site da ANVISA.

Controle de qualidade nas embalagens

Tão importante quanto o próprio produto, as embalagens têm papel crucial na qualidade do alimento.

Para garantir a integridade do alimento, é preciso seguir TODAS as orientações, tanto nos processos de fabricação, quanto conservação e manuseio.

Por isso, é importantíssimo que seu fornecedor de embalagens cumpra as normas da ANVISA, para evitar que seu produto tenha problemas como:

  • A modificação das características sensoriais do produto pela interação com material inadequado, como: sabor, cheiro, cor e textura;
  • A degradação precoce do alimento pelo surgimento de pequenas trincas e/ou furos;
  • O vazamento de líquidos por má qualidade de lacres e tampas;
  • A contaminação do produto por entrada de ar na embalagem;
  • O desenvolvimento de fungos por embalagens que absorvem umidade quando não deveriam.

E sempre tenha em mente que – mesmo que sua embalagem seja esteticamente bonita e o seu marketing seja eficiente – se ela não atender às normas dos órgãos reguladores poderá manchar a imagem da sua empresa no mercado e para com os consumidores.

Embalagens para alimentos santa catarina

A Realsc é uma fornecedora de embalagens plásticas de grande tradição na região da grande Florianópolis, tendo trabalhado com as principais marcas dos mais variados setores.

Todos os nossos processos fabris seguem as recomendações dos órgãos reguladores competentes e atendem as exigências para a segurança dos alimentos.

Além disso, trabalhamos com uma variedade ampla de modelos de embalagens plásticas, para assim, atender os mais variados segmentos da indústria.

Venha conversar conosco!

Deixe uma resposta