
Será que esse modelo de embalagem é eficaz no bloqueio da transmissão do novo coronavírus? Confira!
Se você trabalha no setor alimentício, principalmente com alimentos perecíveis, possivelmente tem a segurança como um dos principais elementos do seu trabalho.
Manipular alimentos agrega uma grande responsabilidade, já que os procedimentos de logística e armazenamento podem acabar contaminando os itens e representar uma verdadeira ameaça para o consumidor.
Bom, o processo de embalagem a vácuo é um método utilizado há muitas décadas, e com o passar dos anos, cada vez mais a prática é reformulada e modernizada, buscando encontrar soluções eficazes na proteção do alimento antes do consumo do cliente.
Nesse sentido, novas fórmulas têm sido desenvolvidas para fabricar o material de barreira ao oxigênio e vapor d’água, além dos novos métodos que melhoram a apresentação dos produtos e prolongam a sua vida útil.
E em tempos de coronavírus, temos mais um elemento a ser pensado no quesito de segurança alimentar. Afinal, as embalagens a vácuo podem impedir a transmissão do vírus?
É isso que veremos ao longo deste texto. Por isso, siga com a sua leitura e venha saber mais!
Embalagens a vácuo são eficientes contra o covid-19?
Bom, existem algumas vantagens nas embalagens a vácuo que podem ajudar no controle de transmissão do novo coronavírus, responsável pela pandemia do COVID-19.
Mas como?
Uma vez que o alimento é embalado a vácuo, com sua vedação hermética e posterior encolhimento por calor (no caso das embalagens termoencolhíveis), ele já não pode mais ser contaminado por portadores do vírus ou por superfícies que porventura estejam contaminadas.
Basicamente, a contaminação de alimentos pelo novo coronavírus se deve ao momento de manipulação dos mesmos, anterior à etapa de embalagem.
Na fase do envasamento primário, a possibilidade de contaminação da superfície externa da embalagem ainda merece muitos estudos e uma análise de riscos, para entender bem como avaliá-los, geri-los e comunicá-los.
Até o que sabemos no momento, o vírus pode permanecer infeccioso por horas ou até dias na superfície de algum tipo de material, e por isso, todo tipo de cuidado na hora de embalar alimentos é essencial.
Cuidados no processo de embalagem de alimentos
Além de manter as tradicionais medidas de assepsia ao embalar alimentos, é de suma importância que as empresas também pensem na desinfecção adicionar na superfície das embalagens primárias.
As embalagens a vácuo, por exemplo, permitem essa desinfecção adicional com aplicação de álcool etílico 70%, que se mostra altamente eficaz no controle do novo coronavírus e tem secagem rápida antes de colocar em uma embalagem secundária.
Dessa forma, minimizamos os riscos de transmissão e circulação do novo vírus.
Embalagens a vácuo Realsc
A Realsc Embalagens é uma empresa tradicional no ramo de embalagens e possui uma linha a vácuo completa para os mais variados tipos de negócios.
Todos os protocolos de higienização e assepsia são mantidos em nossa produção, para que você receba embalagens de alta qualidade e com o máximo de segurança.
Venha conversar conosco!
Rua 3 de outubro, 5877 – Prado, Biguaçu – SC, 88165-000
(48) 9 9662-6764