Posted on Deixe um comentário

Higiene em restaurantes: 4 dicas essenciais

saco porta talher

Veja o que fazer para manter o seu estabelecimento sempre impecável 


Muito mais do que mera formalidade, a higiene em restaurantes, bares e lanchonetes é uma questão de saúde pública.

Segundo a OMS, 60% das doenças transmitidas por alimentos têm sua origem em problemas de manipulação por parte de bares e restaurantes.

Ou seja, o assunto merece atenção.

Se você é proprietário de um estabelecimento deste, este artigo vai ser útil. Separamos algumas dicas para sempre manter o seu restaurante com a higiene impecável e máxima assepsia. 

Você vai querer saber!

Aja sempre como se a Anvisa fosse bater à sua porta

É comum que a Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa – faça visitas sem aviso em estabelecimentos de gastronomia.

O objetivo por trás disso está em verificar se o negócio funciona segundo as normas adequadas de higiene e realiza todas as tarefas para preservar a segurança alimentar.

Mesmo que não haja periodicidade definida, se a agência não te visita há um tempo, saiba que os agentes podem aparecer em breve.

Portanto, sempre mantenha em alto nível de rigidez a higiene do local, sem qualquer exceção. Aja como se a Anvisa fosse bater à sua porta amanhã!

Permita visitas à cozinha do restaurante

Uma coisa é certa: quando o público acompanha o que acontece na cozinha, a equipe tende a ser mais rigorosa com os padrões de higiene.

Sendo assim, se você permite e incentiva os seus clientes a visitarem a cozinha do seu estabelecimento, você ganha a confiança dos mesmos e passa uma imagem de que o seu restaurante possui bons procedimentos para a manutenção da higiene e limpeza do local.

Cuidado redobrado com o seu estoque

Cada insumo do restaurante deve ser armazenado de forma apropriada. Sendo assim, a cozinha não é o único ponto que deve receber atenção: o estoque também deve ser fonte de constante vigia.

É normal que nem todos os estabelecimentos tenham um espaço apropriado para manter os seus insumos. E sim, é algo gravíssimo!

Ao não armazenar os insumos nos locais adequados, há a possibilidade de que os ingredientes se estraguem e fiquem com a qualidade comprometida.

É ideal que o estoque não possua problemas de infiltração, ou seja, muito abafado, sendo essencial que a temperatura seja a adequada.

Com isso, você garante qualidade plena para os clientes e ainda não corre o risco de perder dinheiro em insumos que acabaram estragando e precisarão ser jogados fora.

Não descuide com a higienização dos talheres

Quando estamos falando em segurança alimentar, o principal foco é a higiene dos alimentos. Porém, é muito possível que haja foco de transmissão de doenças mesmo que os alimentos estejam em perfeito estado de consumo.

Como isso acontece? Pelos pratos e talheres!

Reutilizados todos os dias, eles demandam alta higienização, que vai além da lavagem tradicional.

Uma dica importante, é contar com Sacos Porta talher de qualidade, que protejam esses itens antes deles chegarem até o consumidor no momento de uso.

A Realsc oferece pacotes com 100 e 1000 unidades, para que você escolha aquele que mais atende às suas necessidades.

Peça o seu! Entre em contato conosco!

Rua 3 de outubro, 5877 – Prado, Biguaçu – SC, 88165-000

(48) 9 9662-6764

contato@realscembalagens.com.br

Deixe uma resposta